Trauma

O trauma é uma camisa de força interna criada quando um momento devastador  é congelado no tempo. Ele sufoca o nosso desenvolvimento  , estrangulando nossas tentativas de seguir em frente com nossas vidas. O trauma não precisa ser uma sentença de morte , ele pode ser renegociado dando a possibilidade de um novo olhar sobre a experiência. Existem vários conceitos sobre o que é trauma , para Freud ” O trauma é uma ruptura na barreira protetora contra a (super) estimulação, acarretando sentimentos avassaladores de impotência. Para Peter Levine  “O trauma  é uma resposta do sistema nervoso e não tem origem no evento. O trauma está no sistema nervoso e não no evento “

Existem vários tipos de traumas e suas subcategorias, abaixo citamos alguns.

1-  AGAI- Ativação global de alta intensidade;

Trauma  pré e perinatal ( sofrimento fetal, trauma de nascimento e cirurgias precoces) , Trauma provocado por procedimentos cirúrgicos/anestesia, Trauma provocado por sufocamento , engasgamento e afogamento.

2- Trauma de alto impacto com falha na defesa física( equilíbrio e orientação);

Quedas, lesões na cabeça ( lesão cerebral adquirida ), acidentes com veículos

3- Ataque inescapável; 

Ataque de um animal , fuga interditada ou inibida , estupro/abuso sexual .

4- Lesões físicas; 

Cirurgias , envenenamento  e queimaduras 

5-  Desastres naturais;  

Diversos traumas emocionais proveniente das perdas provocadas por estes desastres.

Os sintomas e adoecimentos vividos no presente tem sua raiz em alguma experiência traumática não resolvida. Quando processada esta informação o evento traumático e suas imagens perdem a força dando fim ao sintoma.

fale conosco

Rio Mar Trade Center
Torre C - Sala 2413
Avenida Republica do Líbano 251

© 2019 – Evolve Clinic – Todos os Direitos Reservados.